Ozonioterapia

Temos as melhores soluções para sua saúde

O que é ozonioterapia em odontologia?

A descoberta de novas técnicas e substâncias que possam auxiliar na cura ou no tratamento das mais diversas enfermidades é uma busca constante da medicina e da odontologia. No entanto, há um longo caminho a ser percorrido até que as inovações possam ser aplicadas nos pacientes. São necessários, por exemplo, testes e pesquisas para verificar sua eficácia, possíveis efeitos colaterais e o risco de eventuais danos. A Ozonioterapia, método que utiliza uma mistura gasosa de ozônio e oxigênio para fins terapêuticos, é uma dessas descobertas, e tem se provado bastante eficiente na odontologia. As primeiras publicações acerca de seu uso surgiram em 1934, com o cirurgião-dentista Edward Fisch.
Edward Fisch foi o primeiro cirurgiãodentista a usar o ozônio em 1950, utilizou água ozonizada como sendo antissépticos bucais ao realizar cirurgias orais, no tratamento de feridas cirúrgicas, buscando aumentar a quantidade de oxigênio e no tratamento de alvéolos e de canais (STUBINGER, SADER, FILIPPI, 2006).
No entanto, foi somente no início dos anos 2000 que a técnica passou a ser opção terapêutica na recuperação dos pacientes. Uma das razões é que entre as suas principais características está a biocompatibilidade: a capacidade de um material ou substância de ser compatível com tecidos vivos. Vários trabalhos científicos sobre a técnica, nas mais diversas áreas da odontologia, têm mostrado que ela é uma coadjuvante terapêutico eficaz e capaz de proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes.
Ozonioterapia em odontologia
Ozonioterapia em odontologia

Como ela funciona

Com alto poder oxidativo e ação antimicrobiana, a Ozonioterapia pode ser utilizada em diversos contextos: de coadjuvante no tratamento da doença periodontal até no suporte da disfunção da articulação temporomandibular (a ATM). Os estudos mostram que o ozônio é efetivo contra os micro-organismos da cárie e reduz a sensibilidade após cirurgias. A técnica também é empregada no tratamento de quadros inflamatórios e infecciosos, em cirurgias, como auxiliar no processo de reparo dos tecidos, e em casos de necrose óssea no maxilar. O gás é a forma mais conhecida de aplicação da Ozonioterapia, mas a substância também pode ser administrada em meio a água e óleo. O uso da água ozonizada e do gás acelera a cura da infecção relacionada com o tratamento de canal, assim como é eficaz no combate a fungos que podem se aderir às próteses e dentaduras. Já a formulação do óleo traz bons resultados no tratamento de problemas de base inflamatória e no controle de feridas ocasionadas pelo herpes. Fonte: saude.abril.com.br

Entre em contato e marque uma avaliação

Tratamentos

Agende sua Consulta

Nossos telefones

Venha nos visitar

Leia nossos artigos

Para Dentistas

Rio de Janeiro

Av. das Américas 18.000 sala 408 A - Condomínio One Offices Recreio
(Em frente à estação do BRT do Recreio Shopping)

Av. Na. Sra. de Copacabana, 605 sala 1205