O QUE É O SORRISO GENGIVAL?

Você já ouviu falar no sorriso gengival? Trata-se do sorriso que mostra uma quantidade exagerada de gengiva. Mas o que será que causa esse tipo de sorriso? Será que essa condição tem tratamento? Por que se livrar desse desconforto pode ser uma boa ideia? Confira tudo que você precisa saber sobre o assunto logo abaixo!

O QUE É O SORRISO GENGIVAL?


Esse problema não é difícil de ser identificado: caracterizado pelo excesso de gengiva, esse problema se torna mais evidente principalmente ao sorrir, acometendo as arcadas superiores e inferiores. De acordo com especialistas em estética, quando uma pessoa sorri é fundamental que haja um equilíbrio harmônico entre os dentes, a gengiva e o lábio. Se o paciente expor mais do que 3 milímetros de gengiva, ele faz parte do grupo de pessoas que apresentam essa desordem estética.

O QUE CAUSA O SORRISO GENGIVAL?


Fatores genéticos normalmente são o maior motivo para o desenvolvimento do sorriso gengival. “Eles podem estar relacionadas a elementos musculares, como a hiperatividade do músculo levantador do lábio superior e depressor do lábio inferior, ou até esqueléticos e gengivais, como o crescimento dos ossos maxilares e a erupção passiva alterada (ERA)”. Além disso, ele também destaca outras possíveis causas para esse quadro, como a hipertrofia gengival associada ao uso de aparelho ortodôntico e o uso de certas medicações anti-epilépticas, imunossupressoras e bloqueadoras de canais de cálcio.

É SÓ ESTÉTICA OU A SAÚDE PODE SER PREJUDICADA?


Por mais que a questão estética incomode bastante os pacientes, essa não é a única consequência que o sorriso gengival pode trazer. Isso porque, com uma maior exposição da gengiva, o ressecamento do local deixa a cavidade bucal muito vulnerável a outros problemas, como infecções ou inflamações na região. A gengivite é um claro exemplo disso, já que o ambiente mais seco se torna um verdadeiro paraíso para as placas bacterianas se proliferarem. Portanto, é preciso ter certa atenção com a sua saúde bucal e principalmente com a saúde da sua gengiva nesses casos.

OS TRATAMENTOS DISPONÍVEIS


Apesar de não apresentar tanto risco em si, o sorriso gengival é uma desordem que acaba afetando a autoestima do paciente e faz com o hábito de sorrir se torne um problema. O desconforto e a sensação de que a gengiva é a parte que mais chama atenção na sua pessoa é algo que só quem possui esse tipo de sorriso sente, e nesses casos buscar um tratamento talvez seja a melhor solução.

Felizmente, são diversas as formas de tratamento do sorriso gengival que podem ser indicadas, cirúrgicas ou não, de acordo com o odontólogo Vinícius. O especialista também cita os principais procedimentos: a toxina botulínica (botox), a gengivectomia, a gengivoplastia e a cirurgia ortogonática.

Tratamentos

Agende sua Consulta

Nossos telefones

Venha nos visitar

Leia nossos artigos

Para Dentistas

Rio de Janeiro

Av. das Américas 18.000 sala 408 A - Condomínio One Offices Recreio
(Em frente à estação do BRT do Recreio Shopping)

Av. Na. Sra. de Copacabana, 605 sala 1205