Higiene bucal : Quando se trata de cuidar da saúde bucal, muitas vezes surgem algumas dúvidas. Desde o nascimento até a terceira idade, manter um hábito correto de higiene com os nossos dentes e as outras partes integrantes da nossa boca pode te salvar de muitas situações desagradáveis – e de muitos probleminhas bucais também. Afinal, um sorriso bonito mesmo é um sorriso bem saudável, certo? Para esclarecer todas as suas questões relativas à maneira adequada de praticar a higiene bucal, é só acompanhar a matéria a seguir!
Higiene bucal
Você já deve ter ouvido a expressão de que a saúde começa pela boca, não é mesmo? Pois bem, essa é uma grande verdade. Além de ser a chave para ter um sorriso ainda mais bonito, cuidar da sua higiene bucal é a melhor forma de prevenir alguns problemas que podem atingir a cavidade oral, como as cáries, por exemplo. Mas para manter uma boa higiene e deixar seu sorriso livre de problemas, é preciso saber quais são os principais itens utilizados para realizar a limpeza e que importância eles têm nesse processo.
Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas.
Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.
Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.
- Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
- Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
- Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
- Usar enxagüante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
- Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.